Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Workgroup
Início do conteúdo da página

Workgroup

Published: Thursday, 28 March 2019 18:34 | Last Updated: Tuesday, 02 April 2019 12:46 | Hits: 705

O grupo de serviço Workgroup compõe-se de sistemas e ferramentas destinadas a comunicação e interação de grupos de trabalhos, e é constituído dos seguintes serviços:

Correio
serviço oferecido através de suíte de colaboração Zimbra, desenvolvido com software livre que reúne funções de correio eletrônico, catálogo de endereços, tarefas, agenda colaborativa, porta arquivos, gerenciamento de locais e recursos de reunião, dentre outros, note que nenhum outro serviço oferecido neste instituição exige uma conta no nosso correio institucional. Para ter acesso a um conta basta que o usuário tenha uma conta em um dos serviços do SIG (SIGRH, SIPAC,SIGAA) ou entre em contato com a Stic e se identifique informado nome completo, Matricula, e-mail alternativo que a pessoa já possua, se o colaborador estiver em um campi fora de sede (Belém) o pedido pode ser feito por e-mail da chefia imediata deste que a chefia use um e-mail @ufra.edu.br

Dono do Serviço

Como ter acesso ao serviço

Listas

Listas de distribuição de e-mail é um sistema utilizado para administrar listas de discussão em que todos os participantes podem submeter e-mail ou listas de informativos (as famosas newsletter) no qual somente pessoas autorizadas podem submeter e-mail e o resto apenas recebem estes e-mail para criar uma lista para seu grupo de trabalho ou projeto entre em contato com a Stic

Dono do Serviço

 

Videoconferência Ponto a Ponto 
Oferece videoconferência entre duas localidades. O serviço que permite a realização de conferências à distância através de um link de Internet e equipamentos específicos como câmera, endpoint, microfone. Como pontos de presença para realizar a videoconferência temos: Nead, Dcad, Solos e campi dos interiores.

Para a realização de videoconferência nesta modalidade o interessado deve se dirigir diretamente a um dos pontos de presença e agendar a videoconferência. NOTE que a outra ponta da conferência deve ter equipamento compatível como o protocolo H323.

Dono do Serviço

 

Videoconferência Multiponto

Oferece videoconferência entre mais de duas localidades. Utilizando os mesmos equipamento da videoconferência ponto a ponto tanto no lado da Ufra como nos outros pontos. Nesta modalidade além de agendar o dia e horário da videoconferência, alocar um sala virtual na RNP no seu MCU através do STIC, nota-se que por este motivo a necessidade de agendar com antecedência esta modalidade de videoconferência.

Dono do Serviço

 

Webconferência

Tem com principal vantagem não ser necessário equipamentos especiais e alem de permitir que várias pessoas possam participar dá vídeo, deste que possuam um notebook ou pc equipados com uma simples web câmera e um microfone, como desvantagem deve observado que ou contrário da videoconferência esta modalidade restringe a mobilidade do expositor sendo mas utilizada com os participantes sentadas em suas estações de trabalho. Para utilizar deve-se alocar previamente uma sala virtual na RNP e de preferência ter durante a vídeo um operador da sala no lado do expositor, para isso aconselha-se que operador e expositor leiam documentação sobre operação, outra possibilidade é usar as facilidades do serviço hangaut da google

Dono do Serviço

  

Web Tv

Usado para disponibilizar eventos e solenidades publicamente, estes eventos são unidirecionais não permitindo a interação entre os ouvintes, pode ser usado para isto as facilidades oferecidas pela RNP ou Gooble/Youtube

Dono do Serviço Sr. Helder Louzada helder.louzada@ufra.edu.br

 

Voip

VoIP é a comunicação de Voz sobre redes IP. Essas redes podem ser de 2 tipos:

  • Públicas: a Internet representa a rede IP pública usada para comunicações VoIP. O usuário deve ter preferencialmente um acesso de banda larga (ADSL, cabo, rádio, Wimax, etc.) instalado para poder fazer uso do serviço VoIP.

  • Privadas: as redes corporativas das empresas representam as redes privadas usadas para comunicações VoIP. Podem ser desde pequenas redes locais (LAN) até grandes redes corporativas (WAN) de empresas com presença global.

O uso mais simples de VoIP é a comunicação Computador a Computador usando a Internet, sendo o skype o programa mais utilizado para este fim.

Dono do Serviço

 

Telefonia

Dono do Serviço Prefeitura

 

Compartilhamento de arquivo

Este serviço e disponibilizado a areá administrativa desta instituição e permite aos vários setores armazenar e compartilhar arquivos, para ter acesso a este serviço o usuário deve entrar em contato com a STIC para acertar detalhes.

Dono do Serviço

 

Gerência de Identidade 
Esta instituição não possui um gerencia de identidade (LOGIN/LOGOUT) centralizada ou contrario utilizamos uma gerencia distribuida mas em constante sincronia com o Sistema SIGs (SigRH, Sipac, Sigaa), este sistema de gerencia de identidades depententes são Federação Cafe e Eduroam

Dono do Serviço

Fim do conteúdo da página